Fazer Cartão de crédito Caixa
Por que ter um cartão de crédito?
Os motivos para se ter um cartão de crédito atualmente são muitas. De fato, nas dificuldades financeiras do dia a dia, ter um cartão desses pode salvar a sua saúde financeira, se usado da maneira correta. As linhas de crédito oferecidas em cartões funcionam como uma espécie de empréstimo feito com o banco, que deve ser pago dentro de um prazo de 30 a 40 dias, em faturas mensais. Caso o valor não seja pago integralmente, ou parcelado na próxima fatura, incidiram os tão temidos juros do rotativo do cartão de crédito sobre a diferença. É preciso saber usar o cartão de crédito para não acabar ainda mais endividado por esses juros, que podem chegar até 500% ao ano.
De qualquer forma, o cartão de crédito segue sendo uma das formas mais inteligentes e práticas de se controlar os gastos e as finanças no fim do mês. Com um cartão desses, o cliente poderá desfrutar de benefícios em geral, como o de poder parcelar suas compras em um número X de vezes sem juros, e em específico, que são os pacotes de benefícios ofertados pelas bandeiras e pelos bancos, entre eles programas de acumulação de pontos (resgatáveis em valores para compras) e ofertas e promoções especiais.
Neste sentido, a Caixa Econômica Federal (CEF) oferece uma série de linhas de crédito para os mais variados perfis de clientes. As vantagens e benefícios variam conforme a renda mensal do cliente, assim como as tarifas e taxas de anuência. Mas, antes de discutirmos os sortidos cartões de crédito oferecidos pela CEF, senão vejamos o que é essa instituição.
A Caixa Econômica Federal
A Caixa Econômica Federal é uma instituição financeira sob a forma de empresa pública. Seu patrimônio é próprio e a empresa goza de autonomia administrativa, com sede na capital Brasília, no Distrito Federal. Ela é caracterizada por ser uma pessoa jurídica autônoma, vinculada ao Ministério da Fazenda, e possui uma série de filiais espalhadas por todo o território nacional. Integrante importantíssimo do Sistema Financeiro Nacional, a CEF é uma peça-chave em inúmeros processos econômicos e políticos, como a política de crédito do Governo Federal, e submete-se à fiscalização do Banco Central Nacional e, em última instância, do Tribunal de Contas da União (TCU), que examina e julga suas contas e operações. Por seu caráter excepcional, conta com autorização do Conselho Monetário Nacional para a prática de uma série de serviços bancários, ao mesmo tempo que é orientada pelas decisões e instruções normativas do Ministério da Fazenda.
Sua história é antiga, tendo sido fundada no remoto ano de 1861 pelo imperador Dom Pedro II, sob o nome de Caixa Econômica da Corte. Seu objetivo, à época, era incentivar a poupança e conceder empréstimos com a garantia do governo imperial. Diferente das demais instituições da época, a Caixa era a única que oferecia algum tipo de segurança aos seus depositantes, sem a cobrança de juros excessivos. Teve, portanto, desde seu início um foco principalmente social, tendo sido o banco mais procurado pelas camadas sociais populares, inclusive por escravos, que assim puderam economizar para a compra de suas cartas de alforria. Mas foi apenas em 1934, sob ordem de Getúlio Vargas, que a Caixa realmente começou a disponibilizar empréstimos sob penhor, angariando para si o monopólio do mercado, já que a instituição não cobrava os juros abusivos que a concorrência cobrava então.
O que nos leva ao período atual, século XXI, no qual a Caixa continua uma empresa de qualidade e de muita importância no cenário nacional. De lá para cá, muitas coisas no sistema bancário mudaram, e a Caixa correu para se adequar aos novos tempos. Hoje em dia, tem uma oferta de serviços financeiros muito variada. Entre esses serviços, temos as linhas de crédito.
Cartão de crédito Caixa
A Caixa oferece uma série de cartões de crédito para os seus clientes. Um dos principais chamarizes de suas linhas de crédito são, sem dúvida, as inúmeras promoções estendidas aos consumidores, a exemplo da recente Escolha Cartões Caixa, na qual, a cada 50 reais em compras com cartão de crédito da Caixa, o cliente concorre a uma viagem com tudo incluso. As linhas de crédito são, de fato, muito variadas; não poderemos citar todas aqui (para mais informações, acesse o site oficial da CEF); comecemos, então, pelo Cartão Azul.
Cartão Azul
O Cartão Azul Caixa é uma opção de linha de crédito para você fazer compras nos milhões de estabelecimentos credenciados, pagando à vista ou parcelando em até 48 vezes com juros. Esse cartão é destinado para maiores de 18 anos, ou maiores de 16 anos emancipados ou assistidos por familiares/responsável legal, que recebam crédito de salário em conta da Caixa. O limite de crédito, concedido segundo a análise de crédito do cliente, é de até 2 mil reais. O Cartão Azul é a linha de crédito mais simples da Caixa, e está com sua comercialização temporariamente suspensa.
Cartão Nacional
O Cartão de Crédito Nacional Caixa é uma linha de crédito voltada para maiores de 18 anos ou menores emancipados que tenham rendimento próprio. O limite de crédito é a partir de 800 reais, podendo ser maior conforme a análise de crédito do cliente. As faturas podem ser pagas em até 40 dias sem a incidência de juros. Em alguns estabelecimentos, são oferecidos parcelamentos sem juros e sem necessidade de entrada. Esses parcelamentos podem ser em até 48 vezes com juros, e aplicáveis a uma série de passagens aéreas e pacotes turísticos nacionais.
O sistema rotativo de financiamento permite o financiamento do saldo restante da fatura após o pagamento mínimo. É melhor, contudo, evitar esse tipo de financiamento, como já mencionamos. Além da incidência de juros altos, outros encargos serão cobrados, como os remuneratórios. Ademais, a anuidade cobrada no cartão, tanto Visa quanto Mastercard, é de 126 reais, que podem ser pagos em 12 vezes de 10,50 reais. Para a bandeira Elo, a anuidade é de 63 reais (ou 12 vezes de 5,25 reais), podendo haver isenção dessa tarifa para novas contratações do serviço até o último dia do ano de 2018.